segunda-feira, novembro 08, 2004

Momento de descanso


Pausa no dia de leitura para escrever um pouco para os ainda fiés leitores do Oxymore.

Não quero hoje fazer reflexões nem me avorar ao meu diletantismo ecrevendo "contos" dos mais pífios. O isolamento tem me deixado tonto e desconectado do mundo real. A reeleiçao de Bush, só para ficar no exemplo, casou-me pouco impacto. Resigno-me a achar que tanto fez tanto faz, nada de novo no horizonte morbido do planeta terra. A quase morte de Arafat aparece na mesma ordem de fatos sem importância revolucionária efectiva. Os dias passam, vão passando os presidentes, os ditadores, os democratas. Sim. Os democratas.

Mesmo as piadinhas, enviadas por Bernardo, do Cassetta, parecem ridiculas demais para rir. Mas me perguntei, por anseio de coerência, se alguém do Cassetta pode, sem fazer auto-referência, acusar outro alguém, como fez o dito cujo, acusando Michael Moore e Sebastiao Salgado de ganhar dinheiro a custa da miséria dos outros. Bem, mas depois disso pensei :só um doido busca coêrencia em causas tão insignificantes. Depois de tal reflexão, só o acindente de ônibus que matou integrantes de uma banda de música que nao conhecia me causou algum espanto. Nao saberia explicar o porquê. Mas acho que é por causa do esvaziamento por parte do Governo de PE no debate sobre um caso dito eleitoral: sendo isso tao obvio, preferi, quase que por repulsao(no sentido de Freud, de repelir a um incognito um inconviniete, um mal estar), encontrar no fato diverso a surpresa imprecisa a qual precisava. A banalidade da morte de desconhecidos pareceu-me mais digna de surpresa que a falta de valor efectivo de nossas instituiçoes quando se trata de averiguar denuncias do maior grau de gravidade como foram as feitas pelo advogado do caso Socorro.
Além dessas balelas, restam apenas as notícias de grande grau de importância em qualquer época. Sao as "novidades" invariantes historicamente, ou, se queremos ser mais precisos, as notícias supra-históricas de valor transcendental. Ao menos, na terra tupiniquim é assim.E foi assim que fiquei sabendo com todo entusiasmo da seguinte informaçao metafísica: Ronaldo, Ronaldinho e Kaka foram indicados ao Oscar do futebol europeu para ganhar a mais que cobiçada bola de ouro. Viva a meta-transcendência divina do futebol penta-campeao.
Viva!

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Quem sou eu (no blogue)

Recife, Pernambuco, Brazil
Aqui farei meu diario quase intimo. Mentirei quando preciso. Escreverei em português e, mal ou bem, seguirei com certa coerência as ocilações do espirito, carater e gosto. Desprovido de inteligência precisa, justa será apenas o nome da medida que busca o razoavel no dito. Esperançoso. Jovem gasto, figura preguiçosa e de melancolia tropical sem substância. Porém, como já exprimido em primeiro adjetivo, qualificado e classificado na etiqueta quixotesca. Com Dulceneas e figuras estranhas o "oxymore" pode ser visto como ode a uma máxima de realismo outro do de Cervantes: "bien écrire le médiocre", dizia Flaubert. Mediocres serão meus dizeres. Bem ditos, duvido. Por isso convenho: os grandes nomes citados não devem causar efeito de legitimação. E previno: o estilo do autor das linhas prometidas é tosco, complicado e chato. O importante é misturar minha miséria com outras. Assim o bem dito será o nome de uma vontade de partilhar uma condição e não o da sutileza formal. A bem dizer, aqui findo com minha introdução.